2.3 - Curva de Crescimento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2.3 - Curva de Crescimento

Mensagem  Fabiano em Qui 3 Jun 2010 - 22:47

Um aspecto importante da microbiologia é a possibilidade de representar graficamente uma população grande resultante do crescimento das culturas bacterianas Podemos determinar o número de microorganismos através de métodos diretos (contagem de colônias) ou indiretos, pela medida de sua atividade metabólica.
O crescimento bacteriano é considerado o aumento no número de indivíduos e não o aumento de tamanho de uma detrminada célula. As bactérias normalmente se reprozuem por fissão inária. Com o produto da fissão binária, ocorre a formação de duas células individuais, idênticas à célula parental. Observe a figura 1. Algumas espécies bacterianas podem se reproduzir por brotamento, formando uma pequena região que inicia um rescimento (broto), que, ao atingir o tamanho aproximado da célula parental, separa-se - fig.2. Outras espécies bacterianas filamentosas simplesmente se gragmentam, e esses fragmentos iniciam o crescimento de uma nova célula. Detodos os asos, a fissão binária é a mais comumente encontrada.




Fig 1 - Bactéria apresentando fissão binária.



Fig 2 - Gemiparidade ou brotamento: a célula-mãe expele de forma lenta, uma célula-filha que brota de maneira a originar uma nova bactéria. As célula-filhas podem se manter agregadas às células-mães, formando uma colônia.


O tempo necessário para uma célula se dividir (e sua população dobrar de tamanho) é denominada tempo de geração. Esse tempo pode ser diferente de organismo para organismo e depende de condições ambientais, como a temperatura. O tempo de geração da maioria das bactérias é de 1 a 3 horas, mas algumas podem necessitar de mais de 24 horas para cada geração.



Fases de crescimento:
Uma curvade crescimento bacteriano demonstra o crescimento das células durante um período de tempo. Observe a figura. Esta curva é obtida quando se realiza a contagem da população em intervalos de tempo. Existem basicamente 4 fases de crescimento: a fase lag, a fase log, a fase estacionária e a fase de morte celular.




Fase lag: período que ocorre pouca ou ausência de divisão celular. Encontra-se em estado de latência (repouso) e com intensa atividade metabólica.
Fase log ou exponencial: as células iniciam seu processo de divisão entrando no período de crscimento. Nesse período a reprodução celular encontra-se extremamente ativa e com maior atividade metabólica. Nessa fase, os microorganismos estão sensíveis a mudanças ambientais. A ampicilina, por exemplo, afeta o desenvolvimento celular sendo danosos nesta fase de crescimento.
Fase estacionária: em determinado momento a velocidade de crescimento diminui, o número de mortes celular é equivalente ao número de células novas, e a população se torna estável. É um período de equilíbrio.
Fase de morte celular ou declínio: o número de células mortas excede o número de células novas, contiinuando até que a populaçao tenha diminuído para uma pequena fração do número de células da fase anterior, ou até desaparecer.

Fabiano
Admin

Mensagens: 53
Data de inscrição: 03/06/2010
Idade: 30
Localização: São Sebastião SP

Ver perfil do usuário http://vongolaetec.forumeiros.eu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum