5 - Protozoários

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

5 - Protozoários

Mensagem  Fabiano em Sab 5 Jun 2010 - 2:38

(Do latin, protozoa) são microorganismos unicelulares eucarióticos. Eles se movimentam através de pseudópodes, flagelos ou cílios. As amebas se movimentam pelo uso de extensões de seu citoplasma chamadas de pseudópodes (falsos pés). Outros protozoários prossuem uma variedade de formas e vivem tanto como entidades livres quanto como parasitas (organismos que retiram nutrientes de hospedeiros vivos), qu absorvem ou ingerem compostos orgânicos de seu ambiente. Eles habitam a água e o solo. Os protozoários podem reproduzir-se sexuadamente ou assexuadamente. Alguns protozoários fazem parte da microbiota normal dos animais. Das quase 20 mil espécies de protozoários, relativamente poucas causam doenças.

Características:

O termo protozoa significa "primeiro animal", que geralmente descreve sua forma de nutrição parecida com a dos animais. Além de se alimentarem, os protozoários devem se reproduzir, e espécies parasitas deve ser capazes de ir de um hospedeiro para o outro.

Ciclo de vida:

Os protozoários se reproduzem assexuadamente por fissão, brotamento ou esquizogonia (fissão múltipla; o núcleo se divide múltiplas vezes antes da célula se dividir. Após a divisão uma porção de citoplasma se concentra ao redor de cada núcleo e então as células se separam em células filhas. Os Paramécium se reproduzem sexuadamente por conjunção (diferente do bacteriano). Nesse caso, cada célula possui 2 núcleos: o micronúcleo e o macronúcleo. O micronúcleo é haplóide e especializado na conjugação. Um micronúcleo de cada célula irá migrar para a outra célula duferante a conjulgação. Ambas células irão produzir células filhas com o DNA recombinado.



Encistamento:

Sob certas condições adversas alguns protozoários produzem uma capsula protetora chamada cisto. ele dá condições para que o organismo sobreviva quando há falta de alimento, umidade ou oxigênio, quando a temperatura não é suportável ou quando compostos químicos tóxicos estão presentes. Um cisto permite também que uma espécie parasita sobreviva fora do hospedeiro. Isso é importante, porque os protozoários parasitas podem sobreviver fora do hospedeiro, sendo excretados de um hospedeiro para chegar a um novo. Em alguns filos, encontramos os oocistos, que é uma estrutura reprodutiva onde novas células são produzidas assexuadamente.

Nutrição

Os protozoários, na sua maioria são aeróbios heterotróficos, embora muitos protozoários intestinais sejam capazes de crescimento anaeróbio. Todos os protozoários vivem em áreas com grande suprimento de água. Alguns transportam alimento através de membrana plasmática. Entretanto, alguns possuem uma capa protetora ou película que necessitam de estruturas especializadas para ingerir o alimento. Os ciliados se alimentam por ondulação de seus cílios em direção a uma estrutura aberta tipo boca chamada citóstoma. As amebas englobam o aliemento envolvendo-o com os pseudópodes e causando a fagocitose. Em todos os protozoários, a digestão ocorre em vacúolos envolvidos por membranas e os dejetos podem ser eliminados através da própria membrna ou de um poro anal especializado.

Principais grupos:

Amebóides: deslocam-se ou capturam alimento por meu de pseudópodes (falsos pés). São cerca de 5 filos.

Flagelados: deslocam-se ou obtêm alimentos por meio de flagelos. São cerca de 8 filos.

Ciliados: que se deslocam ou obtêm alimento por meio de cílios; esse é o único grupo que mantém igual a classificação inicial, pois todos os ciliados petencem a um único filo.

Esporozoários: não possuem estruturas especiais para o deslocamento, como os pseudópodes, cílios ou flagelos, mas podem deslocar-se no meio opr flexões do corpo ou por deslizamento; obtêm alimento por absorção ou pinocitose (processo semelhante ao da fagocitose, pelo qual certas células ingerem líquidos ou pequenas partículas através de minúsculos anais que formam em sua membrna plasmática). Dois filos existentes.



Leitura de texto:

O Toxoplasma gondii é o protozoário causador da Toxoplasmose, uma zoonose de deistribuição mundial que, em algumas populações, afeta mais de 70% das pessoas. A maioria delas, no entanto, não mostra sinais clínicos da doença e o diagnóstico só pode ser feito através de testes laboratoriais.

Dependendo de vários fatores, a toxoplasmose pode ser desde assintomática até a evolução mortal, embora essa última seja rara. Alguns dos sintomas mai comuns da parasitose são: forma aguda, com febre e aumento de linfonodos; lesões oculares com cegueira parcial ou total; alterações neurológicas. Entre gestantes, provoca altíssimas taxas de aborto. O ciclo biológico do T. gonddi é complexo e apresenta fases sexuadas e assexuadas em vários hospedeiros mamíferos. Merecem destaque os gatos jovens, em cuja mucosa intestinal o parasita se reproduz sexuadamente, liberando muitos oocistos, que saem com as fezes do animal e contaminam o ambiente. Tanques de areia, gramados e solos de jardins representam, portanto, grande risco para as crianças de creches, escolas e parques, que aí brincam e se infestam por vir a oral. Assim, deve-se evitar que os dóceis e graciosos gatinhos mantenham-se contato direto com as crianças.

Questões de fixação:

1 - Qual a diferença entre ingestão de alimentos nas amebas e nos ciliados?
R:

2 - Um organismo unicelular pode se reproduzir de duas maneiras: por cissiparidade ou por conjugação. Qual desses dois processos possibilita a variabilidade genética? Por que?
R:

3 - Desaconselha-se o uso de antibióticos no tratamento de giardiase e amebíase, uma vez que são doenças provocadas por:

A) Larvas de Insetos B) Vírus C) Bactérias D) Fungos E) Protozoários

4 - Sobre o texto:
1 - Já foram citados casos de algumas pré-escolas e creches onde crianças adquiriram a toxoplasmose.
Justifique e cite uma medida de profilaxia recomendável nestes casos.
R:

2 - Porque a toxoplasmose é uma doença pouco conhecida, se ela tem alta incidência em todo o mundo?
R:

3 - O que significa transmissão transplacentária da toxoplamose e qual é a sua consequência mais séria?
R:
avatar
Fabiano
Admin

Mensagens : 53
Data de inscrição : 03/06/2010
Idade : 33
Localização : São Sebastião SP

Ver perfil do usuário http://vongolaetec.forumeiros.eu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum